pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

40 milhões de vidas nas praias brasileiras

05/12/2019 - O Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar promoverá ações ambientais e culturais no litoral brasileiro para celebrar 40 milhões de tartarugas marinhas liberadas ao mar ↓

As últimas quatro décadas de trabalho pela conservação resultaram em um marco histórico protagonizado pelo Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar com o apoio da sociedade brasileira: 40 milhões de tartarugas marinhas - entre filhotes, juvenis e adultas - foram protegidas e ganharam os mares.

Para comemorar a conquista, inúmeras atividades culturais e ações ambientais ocorrerão entre os dias 13 e 14 de dezembro ao longo do litoral brasileiro. E os preparativos para o evento estão a todo o vapor!

Entre as atrações já confirmadas estão a banda Tamarear, com participação da cantora Taís Nader, e do compositor e arranjador João Donato, que farão uma apresentação exclusiva na Praia do Forte-BA. Em Ubatuba-SP, a atração principal será o cantor e compositor Arnaldo Antunes. E em Aracaju-SE a programação prestigiará os artistas locais e os grupos folclóricos. Assim como, todas as demais bases de pesquisa localizadas desde SC até o CE contarão com uma programação especial para comemorar mais vidas nas praias brasileiras.

Segundo os fundadores do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar, Guy e Neca Marcovaldi, este resultado histórico só foi atingido em razão do engajamento das comunidades costeiras. “Esses animais deixaram de ser utilizados para consumo e passaram a ser queridos e admirados, graças à sensibilização sobre a importância do programa de preservação”, destaca Guy Marcovaldi. No passado, a maioria dos ovos das tartarugas marinhas eram consumidos pelas comunidades locais, restando poucos para eclodir e garantir a continuidade do ciclo de vida. Atualmente, mais de 95% dos ninhos são mantidos nos locais de origem e são monitorados até o nascimento dos filhotes, sem que sejam depredados.

O trabalho do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar trouxe informações que contribuíram para fortalecer a consciência socioambiental das comunidades locais e contagiou todo o Brasil. O apoio da sociedade e das gestões governamentais ao longo destas quatro décadas, de diversas instituições parceiras e da Petrobras, que patrocina o Projeto desde 1982, também foram fundamentais para o alcance desses resultados.

O Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar trabalha na pesquisa científica, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). As ações da fundação contribuem para a proteção de cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Confira algumas programações:

   

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras