pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Cinco tipos de cerveja artesanal homenageiam as espécies de tartarugas marinhas do Brasil

04/03/2019 - Mais do que cerveja artesanal, uma causa a ser abraçada. Leia mais. ↓

Após o sucesso das cervejas Tartaruga-de-Pente e Tartaruga-de-Couro que podem ser apreciadas nos centros de visitantes do Projeto Tamar, em lojas especializadas e no Bar da Cia de Brassagem Brasil, a CBB abriu o ano de 2019 completando a série de cervejas chamada “Tartarugas do Brasil”, batizada em homenagem às tartarugas marinhas brasileiras.

O Projeto Tamar conta com diversos apoios locais e iniciativas que chamam a atenção para a importância da proteção aos oceanos e às nossas tartarugas. “É assim que vamos desde o início dos anos 80, conhecendo mais pessoas e ganhando mais amigos, como a CBB, que nos ajudam todos os dias a espalhar e fortalecer a mensagem da conservação marinha”, diz Guy Marcovaldi, oceanógrafo fundador do Projeto Tamar.

A série “Tartarugas do Brasil”, desenvolvida pela Cia de Brassagem Brasil, ajuda o Projeto Tamar na conservação das tartarugas marinhas, revertendo parte da renda obtida com as vendas de todas as cinco cervejas.

Harmonia e sabor

Os estilos de cervejas escolhidos para representar as espécies foram considerados em função de sua facilidade de apreciação e refrescância, além da versatilidade e potencialidades gastronômicas que estes apresentam quando se fala de harmonização com cervejas.

Tartaruga Verde é aquela cerveja fácil de beber, que combina com o clima festivo do litoral brasileiro, representada pelo estilo Amber Ale, acobreada, com 4,5% de teor alcóolico, 25 IBU, leve, de amargor limpo e suave, com notas equilibradas entre maltes e lúpulos que remetem a frutas adocicadas e cítricas. Uma cerveja saborosa e perfeita para qualquer momento!

Tartaruga Oliva é uma cerveja do estilo IPA, com 5% de teor alcóolico, 40 IBU, marcante por seu amargor cítrico e de média persistência, refrescância, de corpo leve, com notas de malte, que elevam uma sensação de dulçor agradável ao paladar.

Tartaruga Cabeçuda é representada por uma belíssima Red Ale, com 4,4% de teor alcóolico, 21 IBU e notas de caramelo, malte tostado, grãos, biscoito e amargor suave.

A série “Tartarugas do Brasil” está disponível em garrafas de 500ml nos centros de visitantes do Projeto Tamar e no Bar da Cia de Brassagem Brasil, localizado na Rua Antônio de Macedo Soares, nº 1295, Campo Belo, São Paulo.

Conheça a CBB

A Cia de Brassagem Brasil apresenta um portfólio amplo de estilos de cervejas, todos conduzidos por ações de Responsabilidade Social, em sua grande maioria destinadas a Institutos de Conservação Ambiental ou, em casos específicos, vinculadas em parcerias com projetos que apoiam pessoas com deficiência ou pessoas que estão em tratamento de câncer. Por conta deste posicionamento, foi premiada e considerada a cervejaria brasileira com melhor programa de Responsabilidade Social na Brasil Brau – Principal evento da indústria cervejeira da América Latina. Uma outra premiação de bastante destaque para a cervejaria foi para a lata da Tartaruga-de-Pente, considerada a mais bonita do Brasil na categoria de Cerveja Artesanal, de acordo com o Prêmio Alterosa.

O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br

Tartaruga Tartaruga-oliva

Arembepe - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras