26/03/2018 - O TAMAR Ubatuba recebeu o projeto Roda de Mestres, um encontro entre a nova geração de músicos e suas referências. Leia mais. ↓
O TAMAR Ubatuba recebeu o projeto “Roda de Mestres” (17/03), uma produção do Coletivo Casarão com financiamento adquirido através do ProAC (Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo). O evento promoveu um encontro especial entre três artistas que carregam a tradição da música popular brasileira, Sinhá Rosária, João Bá e Tião Mineiro, com os jovens músicos, João Arruda, Esther Alves e Yandara Pimentel. Pela manhã, os músicos participaram do retorno ao mar de uma tartaruga marinha reabilitada, na Praia das Toninhas, experiência que, segundo eles, já marcou a memória e o coração.
Conduzido pelo violeiro, pesquisador da cultura popular e idealizador do projeto, João Arruda, o evento encantou e emocionou o público de mais de 200 pessoas, numa noite pra lá de especial. Com seu bom humor e alegria contagiante, Arruda interagiu com os poetas e brincantes populares Sinhá Rosária (80 anos), João Bá (82 anos) e Tião Mineiro (72 anos), intercalando música, poema, contação de histórias e muita descontração.
No palco também estavam Esther Alves (flauta, sanfona e percussão) e Yandara Pimentel (percussão), que trouxeram a rusticidade melódica da flauta, sanfona e instrumentos marcantes na cultura popular. "A composição do sexteto foi de encher os olhos!", conta a coordenadora do TAMAR Ubatuba, Berenice Gomes. Teve sambas de roda Ondina (Sinhá Rosária), Lá na Favela (Sinhá Rosária), Olha a Nega (Kiko Dinucci); toada Acordar com os Passarinhos (Tião Mineiro); Facho de Fogo (João Bá/Vidal França) e contação de histórias. "A música de fechamento foi muito bonita, todos cantaram uma canção do João Bá chamada O Menino e o Mar", disse Berenice.
O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980. Com o patrocínio da Petrobras desde 1982, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.
Projeto TAMAR comemora 35 Milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil
TAMAR participou do 38º Simpósio International de Tartarugas Marinhas
Roda de Mestres mostrou a riqueza da Cultura Popular Brasileira
Tartaruga-de-pente dá as boas-vindas ao novo diretor do CLBI
TAMAR Ubatuba instala coletores de resíduos de pesca amadora
TAMAR celebra 35 milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil
Inicia temporada reprodutiva das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha