pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Projeto Tamar tem programação especial em outubro para celebrar o Dia das Crianças

25/08/2022 - Um passeio nos centros de visitantes pode ser um grande presente para os pequenos! ↓

Na próxima quarta-feira (12), é celebrado o Dia das Crianças e pensando nos pequenos, o Projeto Tamar preparou uma programação especial, que inclui todos os seis centros de visitantes espalhados pelo país em Florianópolis (SC), Ubatuba (SP), Vitória (ES), Praia do Forte (BA), Aracaju (SE) e Fernando de Noronha (PE). A ideia é que as crianças possam conhecer mais sobre as ações de preservação das tartarugas marinhas desenvolvidas pelo Projeto.

Ao longo de mais de 40 anos de existência, o Projeto Tamar já desenvolveu várias iniciativas voltadas para o público infantil. No total, mais de 12 mil crianças e adolescentes de comunidades litorâneas participaram de programas de educação ambiental, como Tamarzinhos, Escolinha do Tamar e Nosso Papel no Futuro, que estimulam os jovens a acreditar que podem fazer a diferença na transformação da sociedade.

Vale destacar que um passeio nos centros de visitantes da Fundação Projeto Tamar pode ser um grande presente para os pequenos, já que o contato com o ambiente marinho oferece diversos estímulos às crianças, que exploram este universo desconhecido, aprimorando habilidades importantes, como percepção, memória, pensamento e linguagem. Toda visita traz momentos de aprendizado e imersão. As atividades interativas e sensoriais fazem as crianças entenderem que são parte integrante do ambiente natural, o que estimula o surgimento de novos aliados para a causa da conservação.

Fábio Lira, pesquisador da Fundação Projeto Tamar em Sergipe, lembra como ainda na infância foi seduzido pela ideia de ajudar na preservação das tartarugas marinhas: “Minha história é muito parecida com a de muitos meninos e meninas presentes nas comunidades litorâneas. Meu primeiro contato com este tema da preservação foi através de uma tartaruga capturada por rede de arrasto. Mas as atividades de educação e sensibilização do Projeto Tamar, como oficinas de teatro, artesanato e a quadrilha das tartarugas marinhas, por exemplo, foram fundamentais em minha vida e no direcionamento da identificação profissional. Hoje, atuo na equipe técnica como biólogo na regional Sergipe”, conta.  


Toda a programação especial do Projeto Tamar para o mês de outubro, nos centros de visitantes, pode ser conferida nos links abaixo:

Aracaju / SE 
Florianópolis  /SC
Fernando de Noronha / PE 
Praia do Forte / BA 
Ubatuba / SP
Vitória / ES

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras