pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ameaça de Extinção

As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos devido a causas naturais, como mudanças climáticas e incapacidade de adaptação a novas condições dos habitats que ocupam. O ser humano tem acelerado decisivamente este processo de extinção de espécies, destruindo habitats, explorando desordenadamente os recursos naturais e introduzindo espécies exóticas (vindas de outros locais). Essas e outras atitudes provocam declínio das espécies em taxas jamais observadas na história da humanidade.

As cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção, segundo critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN): tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta),  tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), tartaruga-verde (Chelonia mydas) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Até o início dos anos 80, a caça e coleta de ovos interrompiam o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Hoje, após décadas de atividades da Fundação Projeto Tamar nas áreas prioritárias de desova, esta ameaça se tornou muito rara. Entretanto, as cinco espécies que desovam no litoral brasileiro seguem expostas a uma variedade de atividades humanas.

Nas praias onde ocorrem desovas de tartarugas, a destruição do habitat pela ocupação desordenada do litoral, a iluminação artificial / fotopoluição e o trânsito de veículos nas praias de desova, seguem dificultando o processo de reprodução e nascimento das tartaruguinhas. No mar, a captura incidental na pesca, a poluição em suas variadas formas (principalmente resíduos sólidos e químicos) e as mudanças climáticas podem afetar as tartarugas marinhas ao longo de todo seu ciclo de vida.

1. Ameaças naturais

2. Ameaças causadas pelo homem:

    Caça e coleta de ovos
    Captura incidental na pesca
    Sombreamento
    Iluminação artificial / Fotopoluição
    Trânsito de veículos
    Poluição

3. Doenças e enfermidades

Petrobras